sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Respeito aos direitos humanos é condição para o desenvolvimento, diz presidenta Dilma




Posted: 09 Dec 2011 07:11 AM PST
Presidenta Dilma participa da cerimônia de entrega do Prêmio Direitos Humanos 2011 no Palácio do Planalto. Foto: Roberto Stuckert Filho/PR
O respeito aos direitos humanos é condição para o desenvolvimento do Brasil, afirmou hoje (8) a presidenta Dilma Rousseff. Na cerimônia de entrega do Prêmio Direitos Humanos 2011, ela começou seu discurso citando as sequelas deixadas pela escravidão no país. A principal delas, segundo a presidenta, é a exclusão de milhões de brasileiros do desenvolvimento.
“A escravidão no Brasil tem uma contribuição muito maléfica. Permitiu que, ao longo da nossa história, a inclusão social e a distribuição de renda fossem tratadas como uma questão menor do desenvolvimento. Hoje nós temos a clareza que não é possível um país de 190 milhões de habitantes crescer apenas para alguns.”
Além da escravidão, os regimes de arbítrio também provocam “efeitos distorcidos” sobre a sociedade, avaliou Dilma Rousseff. Para ela, a conquista dos princípios democráticos mudou o país que viveu sob um regime sob o qual “opinar podia levar ao cárcere e à morte”.
“O Brasil devorou, digeriu esses artifícios autoritários e conseguiu construir uma democracia. Somos um país em que divergir não é mais sinônimo de exceção. Prefiro o barulho às vezes dolorido da imprensa livre que o silêncio das ditaduras”, disse.
Segundo a presidenta Dilma, o Prêmio Direitos Humanos é um reconhecimento do Estado brasileiro aos que não só consideraram importante a luta em defesa da Declaração dos Direitos Humanos, mas transformaram a letra em realidade.
“Quero reconhecer o quanto o Brasil precisa da atuação de vocês, cidadãos corajosos, obstinados, protagonistas da luta contra a violência, a injustiça e a desigualdade. A militância é decisiva para fortalecer a cada dia o projeto de desenvolvimento.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário