domingo, 27 de novembro de 2011

Dia Nacional de Combate ao Câncer

Lei 4.260/2011 incentiva o exame de mamografia

Paciente faz exame de mama em unidade de saúde da rede municipal. Detecção precoce da doença aumenta as chances de cura
Paciente faz exame de mama em unidade de saúde da rede municipal. Detecção precoce da doença aumenta as chances de cura
Ednéia Silva

O câncer de mama é a doença que mais mata mulheres no Brasil. De acordo com o Inca (Instituto Nacional de Câncer), é o segundo tipo de câncer mais frequente no mundo e o mais comum entre as mulheres respondendo por 22% dos casos novos a cada ano. O Inca estima que o Brasil terá 518.510 novos casos de câncer em 2012. Desses, 52.680 serão de mama.

Por conta disso, a vereadora Raquel Picelli (PT), criou projeto de lei que instituiu o Dia Municipal da Cor Rosa, a ser comemorado anualmente no dia 27 de novembro, quando é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Câncer de Mama. Aprovado pela Câmara, o projeto deu origem à Lei Municipal 4.260, cujo texto foi publicado no Diário Oficial do Município da última quarta-feira (23).

A proposta prevê a realização de atividades alusivas ao tema durante o Dia da Cor Rosa. Segundo Raquel, a lei foi criada com o objetivo de alertar as mulheres sobre a importância de se programar para fazer o exame de mama (mamografia) pelo menos uma vez por ano.

Ela lembra que a detecção precoce da doença aumenta as chances de cura. E isso somente é feito através do exame. A vereadora ressalta que a mamografia pode ser feita tanto na rede pública quanto na particular. Aliás, recentemente o AME (Ambulatório Médico de Especialidades) informou que estava com excedente de vagas por causa da baixa procura pelo exame. “A lei pretende despertar as mulheres para a necessidade de fazer a mamografia. Elas precisam se programar como fazem para ir ao salão de beleza, por exemplo”, comenta Raquel.

A vereadora explica que por conta da aprovação recente da lei, ela foi sancionada no dia 11 de novembro, não foi possível organizar atividades para o Dia da Cor Rosa. Porém, ela conclama a população feminina a fazerem o exame. Já os homens podem incentivar suas esposas, namoradas, filhas, mães, a cuidarem da saúde fazendo a mamografia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário